Resenha - A Máquina de Contar Histórias

10 novembro 2014



''Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.''






192 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito ||
Cl
assificação: / FAVORITO || OndeComprar







O livro nos conta a história de Vinicius Becker, um escritor muito famoso no mundo literário que vê sua carreira como prioridade na vida, mas além de todo o sucesso e reconhecimento, ele passa por um problema bastante grave em sua família, pois sua esposa Viviana está com uma doença incurável, e devido a isso, ele acaba se afastando e mergulhando ainda mais em seus compromissos para não ter que ver o sofrimento das pessoas que ama, embora ele ainda não soubesse o quanto se arrependeria por tal atitude.
Então, na noite do lançamento de seu novo livro, ele recebe a noticia de que sua esposa faleceu e tenta de todas as maneiras chegar a tempo de se despedir.

‘’Desculpa, meu amor. Desculpa por não ter estado ao seu lado na hora em que você mais precisou. Eu não sei o que fazer juro. Não sei como pedir perdão, não sei como fazer para acabar com esta dor terrível no meu peito.’’

Lá percebe que com a ausência de Viviana, tudo ainda seria mais difícil, porque ele não saberia como lidar com suas duas filhas, mesmo sabendo de todo o sofrimento que elas vinham passando no decorrer desse tempo em que ele esteve afastado.

Agora o jeito mesmo era tentar se reaproximar, pois já fazia algum tempo que não as via.

‘’O sentimento de perda de parte fundamental de sua vida chegava ainda mais devastador do que as cenas mais dramáticas descritas em suas histórias’’

Infelizmente a fama e o sucesso acabaram destruindo as coisas mais importantes que ele tinha em sua vida, e então, ele começa a ver que além de sua filha caçula Vida não entender nada do que está realmente acontecendo, ele percebe o quanto sua filha Valentina esta sofrendo por causa da perda e principalmente revoltada e com ódio pelo próprio pai e marido não ter estado presente nas horas em que todos mais precisavam.

‘’- Mas a questão é que eu não estou feliz, E muito menos a Valentina e a Vida. Elas estão me odiando. Eu estou me odiando. E odiando tudo o que não fiz pelas três todos esses anos. ’’

E apesar de todo esse sofrimento, Vinicius tenta de alguma maneira se aproximar de Valentina, mas ele percebe que ela não o vê mais como um pai e o pior de tudo é que ela ainda lhe culpa pela morte de sua mãe e pela sua ausência que foi bastante exagerada nos momentos em que a família V mais precisava.

‘’Eu te liguei mil vezes quando ela morreu! E a merda do seu celular só dava desligado, como sempre! – ela continuou berrando, cada vez mais alto.’’

‘’Sabe porque eu liguei? – Os dentes de Valentina estavam travados, ela espumava pela boca.  – Porque era você quem deveria estar aqui ao lado da mamãe – Ela bateu o indicador na mesa três vezes, seus olhos furavam os olhos dele.’’

Percebemos então que de alguma maneira, Valentina se torna uma menina bastante rebelde e a cada dia que passa acaba se afastando ainda mais de Vinicius, pois ela não compreende como um marido como ele pôde deixar a esposa tão sozinha, ao contrário dela e da irmãzinha que sempre estavam no hospital fazendo companhia para mãe.

Ela não entendia como poderia uma pessoa amar tanto a outra e lhe deixar de lado como se fosse qualquer coisa.

Então, um dia, quando Valentina e Vida vão para escola, Vinicius resolve dar uma olhada no quarto de suas filhas, chegando ao de Valentina ele sem querer vê em seu computador um arquivo de texto que a própria escreveu e um vídeo que ela gravou de sua mãe antes de morrer.

‘’A foto que preenchia a área de trabalho do computador mostrava Valentina, Viviana e Vida. As três sorriam, cada uma sentada num balanço de madeira de um parque verde com folhas secas pelo chão.’’

‘’No rodapé da tela, a barra de tarefas da área de trabalho trazia três abas fechadas. A primeira, um ícone de caixa de e-mails, A segunda, um documento em Word com o titulo em caixa-alta ‘’A SAUDADE QUE O TEMPO...’’. A terceira, um vídeo.’’

E então a partir daí começamos a acompanhar o sofrimento de um famoso escritor que tenta de todas as maneiras reconquistar o amor e a confiança de suas filhas.


Primeiramente gostaria de dar os parabéns para o autor Mauricio Gomyde por ter desenvolvido uma história simplesmente ENCANTADORA, pois fez com que eu ficasse conectada aos seus personagens até a última página. Além disso, achei também que ele desenvolveu muito bem a trama do livro e principalmente a sua narrativa que foi o que mais me agradou.
Isso fez com que eu não largasse o livro por nenhum momento. Uma escrita deliciosa que vai fazer o leitor devorar em poucos minutos cada capitulo, pois você fica curioso a todo o momento para saber o que virá a seguir e isso para mim foi bastante marcante, pois são livros assim que eu ADORO.

Sinceramente admiro autores que nos prendem nas histórias como o próprio Mauricio teve a capacidade de fazer e também de citar em seu livro muitas mensagens que nos fazem aprender como é realmente a vida de um autor.

‘’Quanto antes a gente mostrar que vale a pena passar um tempo com a nossa história nas mãos e na cabeça, maiores as chances de o leitor virar nosso amigo e confidente silencioso. ’’

‘’No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar.  O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angustias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade. ’’

Eu fiquei simplesmente surpresa, porque ele foi muito mais além nessa história, apesar do livro nos mostrar o relacionamento de um pai com suas filhas, o autor nos mostra de certa forma que a vida de um escritor é como qualquer outro trabalho, porque nós que somos leitores nem imaginamos como é o dia a dia de cada um deles.

E lhes digo que pelo pouco que li e aprendi por meio desse livro, vi que não é nada fácil, principalmente porque TODOS os escritores também têm suas famílias e amigos que devem ser preservados e isso me chamou bastante atenção, embora não tenha sido o ponto principal nesse livro.

Mas compreendi as mensagens que o Mauricio quis passar para seus leitores além da história da Familia V. Principalmente o quanto o relacionamento entre a família é importante na vida de uma pessoa.

Além de tudo que já citei, Mauricio nos apresenta uma história onde a dor da perda está o tempo todo presente, mas também com o passar das paginas, percebemos que para ser feliz precisamos superar os problemas e ficar ao lado das pessoas que se importam com a gente, ou seja, que apesar da vida profissional ser muito importante, nunca devemos deixar as pessoas que mais amamos de lado, pois pode ser tarde demais para concertar todas as burradas feitas depois.

O Relacionamento entre pai e filhas foi um ponto bastante forte nessa história e o amor que o personagem luta para conseguir é de uma maneira simples que nos conquista em todos os momentos.

Sinceramente eu não esperava que iria gostar tanto da escrita do autor, até porque não havia lido nada dele, até agora!
Mas depois que o conheci na Bienal de SP e vi a simpatia de pessoa que ele é, resolvi iniciar a minha leitura que me surpreendeu em todos os sentidos.

Espero poder ainda conhecer suas outras obras literárias, pois o autor teve uma sensibilidade muito grande ao desenvolver o livro e principalmente todos os seus personagens que além de serem muito cativantes, acabaram sendo bastante marcantes para mim. Simplesmente estou apaixonada pelo livro e com certeza é mais um que passará a ser queridinho da minha enorme estante de livros (risos)

Quanto a diagramação do livro, preciso confessar que gostei bastante da capa, achei que não tinha nenhum sentido no começo, mas depois que li a história eu percebi que a imagem da Roda Gigante é o significado dos altos e baixos que a vida nos dá. O Sorvete é citado na história como sendo a sobremesa preferida da personagem Vida, que, aliás, é uma fofa!

E a Máquina de Escrever, nem preciso dizer né?
E para finalizar, a moça de vermelho é a personagem Viviana que é ainda bem presente na história apesar de sua morte, e por isso, eu acho que a arte da capa acabou ficando impecável.

Quanto aos detalhes das páginas achei bastante interessante os sinais de pausa e play durante todo o livro. Contém páginas amareladas e contém uma fonte muito boa para deixar a leitura ainda mais prazerosa do que já é =]

Se você tem o livro na estante e ainda não leu, não perca tempo, porque com certeza vai se emocionar e se envolver de uma maneira única com essa obra simplesmente INCRÍVEL. Vale muito a pena.

Parabenizo a Editora Novo Conceito por ter um autor simplesmente maravilhoso em sua equipe; acertaram em cheio. Continuem assim, pois a nossa literatura nacional precisa ser muito mais reconhecida.
E preservem o TESOURO que é o autor Mauricio Gomyde, pois acho que vocês devem saber que não é fácil encontrar pessoas que emocionam o leitor com suas histórias como ele mesmo faz.

PARABÉNS pela OBRA lançada e desejo de coração muito sucesso para todos que tiveram envolvidos nesse trabalho junto com o autor!


29 comentários

  1. Amei a resenha, Sil. Estou louca para ler este livro do Maurício, ele é um autor super simpático e merece todo o reconhecimento possível. Nunca li nenhum livro dele, mas pelo que vejo nas resenhas, ele parece escrever de um modo único e diferente, né!? Espero que "A Máquina de Contar Histórias" me cative tanto quanto você. Parabéns pela resenha e pela dica.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Caroline se vc ainda não leu nenhuma das obras do autor, comece lendo esse livro, porque tenho certeza que vai te conquistar como me conquistou. Até me interessei em ler as suas outras obras por conta disso e vale muito a pena. Espero que goste e assim que resenhar me chame para ver viu?! Adoraria conferir sua opinião sobre o livro

      Excluir
  2. Sil, estava com saudades de comentar por aqui.
    Olha, tenho uma enorme vontade de ler os livros do Mauricio desde que vc resenhou um livro anterior a esse se não me engano.
    Amei o que vc falou desse livro em especial, acho que será um favorito pra mim.
    Realmente os autores nacionais contemporâneos tem um lugar especial em minhas leituras. Espero ter a oportunidade de ler todos os livros dele.
    Bjos! :D

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda realmente o livro do Mauricio é MARAVILHOSO.
      Vale a pena você estar conferindo, porque a história é simplesmente maravilhosa. Me pegou de jeito pra te falar a verdade.
      Espero que tenha realmente oportunidade de ler, mas comece por esse livro, porque vc n vai se arrepender =]

      Excluir
  3. Essa foi uma das melhores resenhas que já li sobre esse livro. Obrigada por compartilhar os teus sentimentos :) Eu ainda não li pois tenho que admitir que tenho um pouco de preconceito com livros nacionais, mas sua resenha me fez realmente mudar de opinião. Vou adicionar esse livro a minha lista tbr com certeza :)
    Seguindo aqui!

    Beijinhos, Vanessa
    http://portras-daslinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Vanessa fico muito agradecida pelo seu elogio e também fico feliz que o livro tenha chamado sua atenção. Espero que você tenha a chance de ler, porque o livro é realmente maravilhoso. Nem tenho palavras para expressar o que senti ao ler. Conheci o autor e achei ele uma pessoa humilde e muito simpática e ele transmite isso através de seu livro. Leia, porque tenho certeza que vai te conquistar também!

      Excluir
  4. Oi, Silvana! Adorei sua resenha :) Sempre paquero esse livro nas livrarias, amo a capa, mas ainda não tinha sequer procurado resenhas sobre ele. Agora fiquei muito curiosa, você me atiçou.
    Beijos

    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga espero que tenha curiosidade de ler o livro, porque a história é simplesmente maravilhosa e vale muito a pena viu?
      Ainda mais sendo de um autor nacional bastante talentoso como o mauricio. Leia sim e então quando resenhar em seu blog me chama, porque gostaria de saber da sua opinião =]

      Se cuida e obrigada pela sua visitinha.

      Excluir
  5. O livro é muito bom e super lindinho! Ele foi o meu primeiro contato com o autor e eu amei a história! E essa capa então, caramba, é linda, né? <3 Adorei a resenha! E OMG você conheceu ele *-* Beijos e tenha uma ótima semana :D
    http://maluquice-de-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella o livro também foi o meu primeiro contato e sinceramente tive o prazer de sentir todo sentimento colocado nos personagens. Eu fiquei muito admirada com a história e com tudo que foi acontecendo. Espero ainda conhecer suas outras obras, porque estou curiosa para saber sobre seus outros personagens. =] Agora é meu queridinho da estante sem sombra de dúvidas!! hahaha

      Excluir
  6. Gostei muuuito da resenha..gosto de histórias reais assim e que sempre nos faz perceber algo de importante em nossas vidas né? :)

    Amei seu blog
    eheheh
    beijo
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz que tenha gostado da minha resenha.
      Espero que tenha chance de conhecer, porque vale muito a pena.
      Estou até emocionada por conta dos elogios do autor, porque sinceramente o livro é FANTÁSTICO. Eu simplesmente amei a história.
      Leia e assim que tiver lido me chama para ver sua resenha =]
      Adoraria.

      Excluir
  7. Oi Silvana, tudo bem flor?
    Gostei muito da sua resenha. Me deixou mega curiosa para ler o livro.
    Eu conheço o Maurício pessoalmente e já tive algumas oportunidades de estar em eventos que ele participa, por isso dá para perceber o quanto ele gosta de escrever e que ele é uma pessoa super simpática e alto astral. Eu ainda não li nenhum de seus livros, mas sempre ouço falarem muito bem de sua escrita. Tem até alguns leitores que brincam dizendo que ele é o nosso Nicholas Sparks...
    Dica mais que anotada e logo que possível irei conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia sem sombra de dúvidas você irá se apaixonar pela história desse livro, porque o Mauricio me pegou de jeito com esse livro. Eu simplesmente adorei e foi o meu primeiro contato com sua escrita que aliás é muito gostosa. A leitura é tão rápida que vc nem percebe.

      Quanto aos que dizem que ele é nosso Nicholas Sparks, acho que tenho que concordar um pouco com isso, porque ele tem uma maneira de escrever que nos envolve e faz nos sentir como se tivessemos vivendo tudo que os personagens passam. Realmente. Acho que ele é o Tio Nick brasileiro ! hahahahahha

      Excluir
  8. Oi!
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas nenhuma me cinquistou como a sua!
    Fiquei muito interessada no livro. O enredo parece muito bem desenvolvido e cativante.
    Muito legal o autor ser tão simpático.
    Pode ter certeza que o livro está indo pra minha lista de desejados.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana eu espero de coração que você goste bastante da história, porque o livro é simplesmente envolvente e muito gostoso de ser lido. Os personagens vão te conquistar de uma forma que eu nem sei te dizer.
      Eu simplesmente amei. Acho que todos que tiverem chance de ler não irão se arrepender. Pode ter certeza !! =]

      Excluir
  9. Oiee

    Queria ler esse livro assim que chegou pois o Mauricio tem fama de escrever livros emocionantes mas confesso que esperava mais desse livro não favoritei como você mas claro é uma história boa e de leitura fácil.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amiga sinceramente achei a história bastante emocionante porque os personagens me envolveram muito. Amei e quero ler ainda os outros livros do autor. Espero gostar ainda mais de suas outras obras..

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da proposta do livro. O assunto já foi abordado diversas vezes, mas eu gostei do pano de fundo, saber melhor sobre ser escritora sempre é cativante.
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii amiga, tudo bom?
    Estava ansiosa para ler sua resenha deste livro e não me decepcionei! A trama parece muito linda! Estou muito curiosa para ler!
    Nunca li nada do autor, e acho que preciso fazer isso logo!
    beijos amiga, se cuida!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Silvana, a resenha foi muito bem feita.. Cada vez que venho aqui, minha listinha de livros só aumenta *_*
    Quero comprar livros para o Natal e acho que ele estará no carrinho de compras rsrs
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana!
    Eu ainda não li nenhum livro do Mauricio,mas sempre vejo resenhas super positivas dos livros dele.
    Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler esse livro, ainda bem que já tenho meu exemplar!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu amei, Silvana!!! Esses dramas familiares sempre me pegam de jeito, ainda não li, mas vou procurar ler com certeza. Sempre que personagens amantes são separados pela morte me dá uma dor no coração e não consigo conter as lágrimas. Adorei o título e acho que tem tudo a ver com a obra, pois o personagem principal deixa de lado seus sentimentos e se torna uma máquina de escrever best-sellers, perdendo assim o afeto de suas filhas.
    Beijos!!!
    Thuanny
    Quer Falar de livros? | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Achei uma história triste, porém muito verdadeira, capaz de emocionar qualquer leitor. Gostei muito, às vezes é bom ler algo verdadeiro assim.

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Silvana-flor!
    Que resenha maravilhosa, menina! Eu adorei a sua crítica. Acredito que esse livro não pareceria tão emocionante sem o leitor certo para ele, sabe? É preciso ser sensível para se vincular aos personagens em uma situação tão delicada quanto essa. A saga de um pai que tenta se reaproximar de suas filhas… Nossa. Não é simples, em nenhum sentido, fazê-lo. Eu tenho certeza de que me apaixonarei pela escrita desse autor! Ainda não li nada dele, acredita? Mas sei que quando o fizer, me tornarei sua fã (rs).

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil...
    Parece que você teve muito aprendizado com este livro, é muito bom quando uma leitura consegue passar isso para nós.
    Pelas resenhas que já deste livro, as opiniões são bem divididas. Muitas pessoas não gostam, mas elogiaram assim como você, a narrativa do autor.
    Eu tinha mais curiosidade em ler este livro, depois fui perdendo, porque a lista só cresce, e as vezes vamos eliminando o que não é prioridade..
    Mas sua resenha foi bem animada, e você gostou mesmo do livro, deve ser de fato bom. Quem sabe um dia eu leia..

    Beijão
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil!
    Em primeiro lugar, parabéns pela resenha! Você conseguiu transmitir o quanto gostou do livro e se encantou com a história!
    A Máquina de Contar Histórias foi um livro que me conquistou pela capa, acho maravilhosa!
    Tenho ele aqui e depois da sua resenha vou adiantá-lo na minha fila de leituras.
    Também conheci o Maurício na Bienal e ele realmente é muito simpático e atencioso.
    Beijos, flor.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sil, tudo bem?
    Juro que quando vi a capa, achei que fosse de algum autor estrangeiro, não sei porquê.
    Tenho ouvido falar muito bem deste livro pela blogosfera. A capa é linda e o autor é um fofo. Acompanho as redes sociais dele e fico encantada!
    Nossa, cada citação dessas toca nosso coração e faz com que queiramos entrar a fundo nessa história! Que coisa mais linda *-*
    Eu queria muito ter ido à Bienal de SP, mas moro em Porto Alegre, então acabou que não fui. Mas, vou na do RJ e quero muito que ele esteja lá! *-*
    Percebi que sua resenha é feita de todo coração, cheia de emoção. Muito lindo, Sil. Espero poder ler o livro em breve, mesmo parecendo ser um tanto triste.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Também não li nada do Gomyde ainda, e acho que começarei por esse livro. Amei a trama pelo que colocasse na resenha. Eu tive a oportunidade de conversar com ele uma vez, e ele me disse que escrevia todos os dias das 5 às 9 da manhã, porque era o único horário que tinha disponível, já que tem outro emprego. É preciso muita determinação para cumprir isso, só por isso que descobri sobre ele já me tornei seu fã.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.