Resenha - A Canção de Alanna

21 setembro 2015




A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! “Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada.” Argumentos de venda: Esse é o primeiro livro da série A canção de Alanna, obra que fala com o mesmo público de séries como Harry Potter. Tamora Pierce recebeu em 2013 um prêmio da American Library Association, que anualmente reconhece um escritor por “uma contribuição significante e duradoura à literatura infantojuvenil”. Obra best-seller do New York Times na categoria séries infantis.

Livro:
 A Canção de Alanna
256 Páginas || Skoob || Cortesia: Única Editora || Onde Comprar










Alanna e Thom formam o casal de irmãos gêmeos que protagoniza nossa história, eles tem 10 anos e se encontram em um grande dilema, ambos serão enviados para lugares diferentes e não estão gostando nada da ideia. Alanna será mandada a um convento para se tornar uma dama e a aprender a usar a magia. Já seu irmão, será enviado ao castelo para se tornar um cavaleiro. O problema disso tudo é que eles não querem ir. Seus desejos são bem diferentes do que o pai realmente reservou para suas vidas.

Então, Alanna têm uma grande ideia, pois ela arma um esquema com Thom dizendo que ele poderia ir em seu lugar para aprender a ser um feiticeiro e ela iria no dele para o Castelo para realizar o seu sonho de poder ser um grande cavaleiro. Mas para que isso tudo desse certo, Thom teria que pegar as cartas que o pai enviaria para os locais e reescrevê-las informando que na verdade eram dois garotos gêmeos para que cada um seguisse então o seu caminho.
Só que antes de ir adiante com o plano, eles resolvem ir falar com Maude, uma curandeira da aldeia que é responsável pelos dois. Assim que Alanna conta todo seu plano, ambos partem no dia seguinte.

‘’Maude, a curandeira da aldeia, prestou atenção nos dois, mas não disse uma única palavra. Quando Alanna terminou, a mulher se virou e olhou para o lado de fora da porta por longos minutos.''
‘’A mulher ansiava pelo dia em que outra pessoa teria de lidar com aqueles dois. Agora parecia que os deuses iam testá-la por meio deles uma última vez.’’

Então Thom vai no lugar de sua irmã para a Cidade dos Deuses onde aprenderá os ensinamentos de ser um feiticeiro. E ela com o nome de Alan, segue a caminho do castelo, mas ela terá que fazer muito mais do que treinar, porque sua responsabilidade seria maior por conta da mentira. Só que antes de partir, a curandeira lhe dá um aviso, ela terá que usar o seu dom da cura para poder ajudar o máximo que puder os outros, pois se não ela poderia pagar caro por isso.

‘’Cure, pequena – aconselhou a mulher. – Cure tudo o que pude, ou você pagará por isso. Os deuses querem que os dons sejam usados.''
‘’E, se quiser pagar pelas vidas que tirar, use a magia da cura. Use-a quanto puder ou não vai conseguir lavar a alma dessas mortes por séculos. É mais difícil curar do que matar’’

Então assim que cada um toma seu caminho pela estrada, Alanna encontra um problema, porque seu acompanhante,Coram, descobre a armação e quer imediatamente dar meia volta, mas ela com seu jeitinho consegue convencê-lo do contrário, pois ele sabe mais do que ninguém que ela levava mais jeito para coisa do que seu irmão que não tinha nenhum dom para ser um grande cavaleiro.


No Castelo, Alanna descobre que para se tornar um cavaleiro não teria facilidade, pois ela precisava fingir de todas as maneiras que era um garoto e tentar fazer com que ninguém descobrisse sua verdadeira identidade, do contrário, poderia correr o risco de ser mandada embora. Mas as coisas começaram a ficar bastante complicadas, porque o treinamento era bastante cansativo e o pior de tudo que além de ser a menor do grupo, ela acabou sendo alvo de um garoto valentão que não parava de implicar com ela. Então ela de alguma maneira resolve dar um jeito para acabar com essa implicância sem precisar da proteção de outros garotos que se tornaram seus grandes amigos.

E o que Alanna viria a descobrir pela frente é que seria a única a combater o mal no reino e principalmente que teria a grande responsabilidade de salvar Jonathan (o herdeiro do trono) e um de seus melhores amigos dos seres malignos.


[- Minhas Impressões -]

Quando o livro começou a ser divulgado pela Única, eu fiquei bastante interessada em lê-lo, pois além da capa ter me chamado bastante atenção, eu já imaginava que iria gostar dessa aventura.

Mas eu me surpreendi com a estória em si, pois eu achei que nesse volume já encontraria batalhas, magias e outras coisas que costumamos ver em livros desse gênero, mas eu acho que tudo isso irá acontecer mesmo nos próximos volumes que virão pela frente.

A narrativa flui de uma maneira muito boa, pois nem vemos o tempo passar. Estou bastante curiosa para saber o que ainda virá pela frente, pois nesse primeiro livro o foco foi mais nos treinos e em algumas confusões que Alanna teve no castelo e confesso que também senti falta dos acontecimentos com o seu irmão, Thom. 

O livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista de Alanna, mas pensei comigo que a autora poderia ter dividido os capítulos na visão de cada um para que pudéssemos ficar mais próximos de ambos os personagens, já que no inicio da estória o irmão também foi de grande importância para que tudo desse certo para o plano de Alanna. E também queria saber da passagem de Thom pela Cidade dos Deuses como aprendiz de feiticeiro. 

Queria poder saber também tudo que estava acontecendo com ele, pois no livro ele praticamente sumiu. Na verdade eu queria tudo num volume só (risos), mas eu entendo que para um desenrolar mais concreto do livro, alguns detalhes precisam ser ressaltados, como foi com Alanna.

Mas apesar disso, a leitura para mim foi muito boa e tranquila. Estava precisando de algo leve para me descontrair um pouco. A estória teve sim seus momentos marcantes, mas como eu já havia dito, eu queria mais, e por isso, eu acredito que a estória apenas esteja começando e que ainda terá muitas aventuras pela frente, só assim Alanna, Thom e todos os outros personagens secundários que tiveram de certa forma uma passagem importante nesse primeiro livro, serão melhores apresentados, pois tenho certeza que a autora deve estar preparando muitas surpresas para seus leitores.

Quanto a sua diagramação, tenho que confessar que amei a capa, porque achei que a arte ficou muito bem feita e também as cores estão todas em harmonia deixando o livro muito atraente. A fonte é de um ótimo tamanho e as páginas são amareladas facilitando bastante a leitura.

Não percebi nenhum tipo de erro ortográfico. Se tiver me passou despercebido. A Editora ÚNICA está de parabéns pela magnifica obra e ficarei no aguardo de sua continuação para poder me aventurar novamente ao lado de Alanna e seus amigos.

RECOMENDO essa leitura para todos que gostam do gênero de fantasia, mas de uma estória leve e descontraída, bem detalhada e que foca bastante nos protagonistas, o que pra mim é muito bom, gosto de ficar próxima dos personagens porque isso faz com que me envolva mais e queira participar da estória. Enfim, recomendo muito, principalmente após uma ressaca literária!

44 comentários

  1. Adorei a resenha! Tb quero ler o livro 😻❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha tenho que confessar que o livro é muito bom viu?
      Eu acho que você deveria ler, porque a narrativa flui de uma maneira muito fácil e quando você vai ver está quase terminando o livro.

      Excluir
  2. O livro chama a atenção logo pela capa e pela premissa. Já adicionei aos meus desejados do skoob.
    Adorei suas impressões.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz que tenha gostado da minha resenha.
      Espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura, porque realmente o livro é muito bom. Vale a pena. E eu vou ler logo o seu viu? Pode deixar comigo o/ Estou bastante curiosa para saber daquelas estórias fantásticas que você criou xD

      Excluir
  3. Que divina resenha, fiquei muito curioso para ler o livro, gosto bastante de coisas do tipo.

    Abraço

    http://ideiasliterariasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha fico feliz que tenha LIDO a resenha e gostado bastante.
      Espero que tenha chance de fazer a leitura

      Excluir
  4. Adorei a resenha, e o fato de você querer mais do livro, é capaz que eu tenha a mesma sensação, sei lá se o primeiro livro for arrastado nem vou atras dos outros

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro é na verdade muito bom viu?
      Ele não é arrastado em nenhum momento. Ele flui e dá para você se aventurar bastante com a personagem por conta das coisas que ela passa.
      O que eu quis dizer é que o livro é mais uma introdução e o foco é mais na menina entende? Mas LEIA, porque você vai gostar. É uma leitura bem leve e rápida

      Excluir
  5. Olá!
    Nossa, adorei a resenha!
    O livro parece bem interessante e eu amo fantasia. Acho que terei que adicionar naminha lista de livros para ler!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Kaio o livro é realmente muito bom mesmo
      Se você gosta de FANTASIA pode ler de boa, mas saiba que é um livro JUVENIL ok? Não é tipo GAMES OF THRONES não! hahahahaa

      E outra coisa, outro livro que você poderia gostar eu vou resenhar logo logo aqui que se chama OS SEGREDOS DOS ELFOS. Fica atento, mas não deixa de ler esse também, porque ele foi um livro que gostei muito.

      Excluir
  6. Oi Silvana, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, impecável como sempre. Quanto ao livro, eu adorei mesmo o que ele propõe e eu não tenho lido nada do gênero ultimamente. Alanna me parece ser uma personagem incrível e eu espero conhecer um pouco dela ao ler essa história. Anotei a dica Sil, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Espero de verdade que você goste da leitura, porque o livro é muito bacana.
      E a personagem me surpreendeu, embora como eu disse senti falta do seu irmão. Mas mesmo assim ainda tem outros volumes, por isso vamos aguardar, porque acredito que venha muitas aventuras pela frente o/

      Excluir
  7. Oi Silvana! Eu achei bem interessante a premissa do livro, não sei por que a personagem me lembrou a Arya, acho que o espirito do personagem é o mesmo! Se tiver a oportunidade quero ler ^^ Ótima resenha

    Ahhh o texto não sai justificado ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha o livro é realmente muito bom e a personagem é bastante cativante.
      Mas eu acho que vem muita coisa boa por ai viu?
      Eu espero poder ler os próximos, pois quero saber de outras coisinhas que podem vim acontecer sabe ?! =x Mas fico feliz que tenha gostado. Espero que leia sim!

      Excluir
  8. Oii

    Que capa linda hein!!!
    Gostei da história!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Adorei sua resenha! Não conhecia a obra, mas já anotei a dica.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sinopse do livro! E logo quando li também imaginei que seria uma história contada com capítulos alternados entre a visão de cada um dos irmãos. Pena saber que tem só a da Allana, mas pelo título do livro imagino que o próximo da série seja a visão do Thom. Com certeza estou precisando de um livro leve e tranquilo estes dias, minha vida anda meio caótica e estes tipos de livros são perfeitos para dar uma arejada.

    Só não curti muito o estilo da ilustração, mas como você comentou, as cores estão ótimas :)

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Babi eu acho que esse livro seria muito bacana para você pegar para ler, porque ele é super leve e rápido. Eu acho que você vai descansar bem a cabeça com ele até para dar uma distraida. É um livro muito bom, mas eu acho que você tem razão em uma coisa, talvez a autora venha fazer o próximo livro na visão do irmão de Alanna, ou se não alternando entre os dois, seilá, vamos aguardar né?

      Excluir
  11. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa do livro, mas tinha lido poucas resenha tão boas como a sua. Tenho muito interesse de ler esse livro e não vejo a hora de ter a oportunidade disso.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz que tenha chamado sua atenção minha resenha.
      Espero que tenha chance de fazer a leitura, porque a narrativa da autora é muito gostosinha e vale a pena viu? Eu estava andando tão cansada das leituras que esse acabou compensando. Adorei, mas lógico que como eu disse esperava mais do livro por conta das aventuras e tudo mais, mas como é só o primeiro livro eu acho que vem muita coisa boa pela frente. Agora nos resta aguardar né? hehehehehe

      Excluir
  12. Oie Amiga.
    Eu adoro gêmeos kkkkk sempre que vejo que tem irmãos gêmeos na história já fico empolgada, tanto que o livro que escrevi tem gêmeos <3
    Eu gostei da premissa e tal mesmo o livro não sendo um gênero que eu curto.
    Eu concordo com vc, a autora poderia ter dividido os pontos de vista na narração, fica muito mais legal e o leitor consegue se apegar ainda mais aos personagens.
    Amei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  13. Oi Silvana! :)
    Menina, eu fiquei encantada com a capa quando a Única começou a divulgar. Achei muito fofa! E logo depois fui surpreendida com o tamanho do livro. Estava esperando um livro mais grosso e ele é bem fininho, tem tudo para ser uma leitura bem rápida.
    Acho livros com protagonistas crianças sempre bem divertidos, adoro! Também acho que capítulos narrados de forma intercalada entre os personagens deixam a trama mais ágil, sem contar que nos permite ter uma melhor visão da história.
    Espero ler em breve!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, sabe que não sou muito chegada em livros de fantasia, são pouquíssimos que me agradam. Mas devo confessar que esse livro tem cara de que iria me agradar, a premissa dele é bem interessante e você diz que a leitura flui fácil, melhor ainda! Gostei bastante :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não curto muito fantasia, mas acho daria uma chance, pra sair da zona de conforto literária parece ser uma ótima pedida! A capa está linda mesmo, a Única está de parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. até curto uma boa fantasia, mas criei repulsa nesse livro pelo simples fato de ODIAR o nome da protagonista, sério rsrs
    o fato dela se passar por menino me lembrou Arya de Game of Thrones... achei alguns elementos meio clichês na narrativa e a leitura acabou não me impressionando...

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não sou muito fã do gênero, mas senti uma grande vontade de conhecer melhor a personagem e me aprofundar no universo desta história.
    Adorei sua resenha e você me convenceu, vou lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ola Sil lindona eu amo fantasia, e quando li a premissa desse livro já me encantei pelo fato dela se passar por homem já me conquistou com esse enredo. A capa está linda e fico feliz que gostou da leitura. Esse é um livro que já está em minha famosa lista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!

    Eu acho que já ouvi falar sobre esse livro, mas eu ainda não cheguei a ler. Gosto de livros de aventura e esse me remete muito a isso sabe? Fiquei imaginando muuuita aventura, mas eu achei legal ser um livro um pouco mais leve, justamente por isso, nos ajuda na ressaca literária!
    Espero que os proximos sejam mais divertidos ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Ouuuu! O livro me chamou super a atenção agora, gosto de leituras que aprecem fluir bem, adorei a sua resenha e de fato, fiquei com vontade de lê-lo. Sem contar que achei a capa muito bonita. Definitivamente eu quero! Agora é esperar poder adquiri-lo. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha e da premissa do livro, adoro livros de fantasia.
    Pelo que você citou na resenha sobre a Alanna, eu lembrei da Arya de Game of Thrones, que é uma das minhas preferidas da série.
    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Esse tipo de livro já no está no meu escopo de leitura, principalmente por causa da idade dos protagonistas, mas, não sei exatamente o porque, esse me despertou o interesse.
    Acho que a única coisa confusa é o irmão de Alana ir pra um CONVENTO aprender MAGIA, fiquei tipo, Oi? Hahaha.
    Mas de resto me interessei por tudo, acredito que o próximo volume da série seja algo relacionado ao irmão de Alana, com o ponto de vista dele, já que esse é "A canção de Alana", ou não ? Já tem alguma informação sobre o segundo volume?
    Ótima resenha - como sempre - parabéns.

    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  23. Oi Silvana
    Gosto de fantasia, mas confesso que estou de ressaca desse gênero.
    Mas gostei do livro, de Alanna e das aventuras que ela viveu.
    Legal essa história de convento e tal.
    Dica anotada!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  24. Oi Sil, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro mas não sabia do que se tratava, mesmo a premissa sendo interessante não sei se o leria, mas fiquei curiosa para saber o desfecho.
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Gostei de ver a protagonista lutando pelo o que ela quer ♥ Acho que já tinha lido uma resenha desse livro antes, mas como não é um gênero que eu curta muito, não tenho muita curiosidade de ler, sabe? Parece ser um livro muito bacana e tals, mas não sei se o leria *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Adoro os livros de fantasia e acredito que esse iria me prender e me surpreender. Não conhecia nada sobre ele, mas sua resenha me deixou curiosa. Tomara que eu consiga ler em breve!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Sil, sua linda, tudo bem
    Eu também quero muito ler esse livro. É engraçado ela ter um dom e não querer desenvolvê-lo, na verdade querer ser uma guerreira, mas se pararmos para analisar, foi perfeito, pois se vai caber a ela enfrentar o mal, ela tinha que ter treinamento além do da magia. Acho que também vou sentir falta do irmão dela na história, eles poderiam alternar os capítulos com os dois, aí seria perfeito. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi SIlvana!
    Esse livro vai entrar para minha listinha de livros bons para ressaca literária!
    Esses dias tive umas duas bem complicadas, acabei saindo com quadrinhos!
    Fiquei com a impressão que o livro é tipo aqueles filmes de sessão da tarde sabe? Que duas pessoas trocam de lugar e tem que resolver as confusões do outro Hehehe
    Mas confesso, que assim como você, eu esperava saber mais do Thom e de seu ponto de vista.
    Mas fico feliz que a história tenha fluido bem e que você tenha conseguido sair da sua ressaca literária!
    Quando sair o próximo livro venha nos contar o resto da saga da Alanna!
    Sucesso e beijos!

    ResponderExcluir
  29. Adorei a capa! É bem legal quando a editora faz um trabalho bom, deixa bem entendido que é uma aventura juvenil... Eu adoro livros do tema, mas meu irmão vai adorar também!

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  30. Já estava com uma súbita vontade de ler esse livro justamente por ser fã do gênero. Adorei a premissa da historia e vejo que quando for ler vou me aventurar de verdade com Alanna. :D

    Bjuuus!

    ResponderExcluir
  31. Olá Silvana,
    Adorei a resenha e a premissa! Acho tão fantástico isso de livros infanto-juvenis empoderando meninas, mostrando que elas também tem seu lugar nos livros de aventura e estão além de apenas os romances. Estamos conquistando nosso lugar no mundo cada vez mais <3 Assim como a Alanna em seu reino.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Instagram


    ResponderExcluir
  32. Alanna e Coram parecem muito bacanas, pena que é livro 1 e quando leio "livro 1" já me desanimo. Acho que preciso rever conceitos, pois há livros incríveis por aí que acabo perdendo. Bela resenha, blog sempre fofo! Beijos, Silvana.

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha, parabéns! Em relação ao livro, ele não faz muito meu estilo, mas irei recomendá-lo a um primo mais novo, que está começando a gostar desse hábito tão maravilhoso que é a leitura.

    Beijos,
    Raça.
    www.melivrandoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Adorei o estilo da resenha, mas eu não tenho o costume de ler tanto e esse livro não faz muito meu estilo, mas continue com o sucesso do blog! De coração <3
    Beijos!!!!
    http://xepadosbofes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. OI Silvana, tudo bem?
    Adoro livros infanto-juvenis de aventura, então tenho certeza de que vou gostar bastante da história. Também ia achar legal o livro ter tido a visão dos dois irmão, porque parecem ser histórias muito diferentes, enfim, só quando conferir vou ter certeza. Adorei a capa, as cores e a ilustração ficaram lindas mesmo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.