Luz, Câmera e Ação [14]

14 fevereiro 2016



A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.





Olá galerinha, muitos devem ter ouvido falar ou pelo menos terem visto algo relacionado a este filme nestas últimas duas semanas e vou dizer, os comentários são mais que dignos.








Quando eu fui assistir Star Wars, o despertar da Força, eu acabei vendo o trailer pela primeira vez desse filme que já tinha ouvido falar e só posso dizer uma coisa, foi assombroso. Eu gosto muito da Chloe, muito mesmo, desde Kick-ass, e meu amor por ela só foi aumentando conforme seu crescimento, e vê-la em cena foi mágico, assisti Star Wars, saí encantada e pasmada com a sensação de nostalgia mas me lembro muito bem de me virar e dizer "Nós temos que voltar para assistir A 5ª onda em janeiro!", e assim fizemos.

Confesso, entrei na sala não esperando muita coisa, na verdade não sabia muito bem o que esperar, só sabia que a Chloe estava atuando e isso já era um ponto positivo, mas de resto eu só esperava para não ser uma mistura maluca de O dia depois de amanhã e Skyline.


Mas o filme começou e o que encontrei foi um clima tenso de fuga que me lembrou muito a situação de um apocalipse zumbi, onde olhar para os lados é obrigação e matar primeiro é sobreviver, mas que também nos colocamos o tempo todo em choque e temos que conviver com a pessoa que nos tornamos e com o fantasma do que éramos.

O filme começa nos apresentando o cenário da quarta onda e por meio de Flashbacks voltamos no tempo para antes da chegada da espaçonave extraterrestre em nossa atmosfera e mostrando como o mundo reagiu a isso, primeiro incertos sobre o que fazer, a curiosidade e desespero inicial, depois a vinda da primeira onda, e o mundo se viu sem eletricidade, carros pararam, aviões caíram e todos estavam incomunicáveis, anos regredidos em segundos.

Então a segunda onda trouxe os terremotos e grandes inundações, milhares morreram, cidades foram devastadas e isoladas, a terceira foi uma alteração do vírus da gripe aviária, e em pouco tempo mais da metade dos que sobrevivem tinham sido mortos, e como se não bastasse a quarta onda chegou pouco tempo depois com a decida dos alienígenas de suas naves, o grande problema é que agora não tinha como saber quem era humano e quem era hospedeiro, pois foi isso que os seres humanos se tornaram, hospedeiros para os extraterrestres.


O filme começa de fato com Cassie tentando resgatar seu irmão caçula antes da 5ª onda, e segue eletrizante até o fim, e mais, normalmente filme de invasões alienígenas seguem um roteiro meio previsível, mas este não foi assim, aconteceram coisas que eu simplesmente fiquei chocada, sério! Não acreditei quando percebi que eles estavam falando sério, e isso me fez parabenizar o roteiro, muito bem bolado, sem deixar pontas soltas para que o evento fosse mesmo uma surpresa tanto para a protagonista quanto para nós.

Outra coisa válida foi a atuação, boa parte do elenco é juvenil e mesmo assim conseguimos sentir toda a tensão por trás de seus atos, não foi leviano por serem jovens, eles conseguiram nos fazer entender que na situação em que eles se encontram não tem essa de "sou criança", ou você cresce e aprende a se virar ou morre, simples assim, o que só é reforçado pelo gráfico e sonografia.


Para finalizar e convencer vocês de que este não é mais um filme meio legal porém não tão bom assim sobre extraterrestres, ouso dizer que A 5ª onda se parece com Cidade da Meia-Noite, outro livro de ficção científica alienígena que foi escrito por um roteirista e quadrinista bem famoso por Los Angeles, ou seja, tem sustância o negócio! E galerinha, não pensem que é só luta e sobrevivência, achei sutil a forma como eles desenvolveram o tempo, o amor, a saudade, a honra e o romance, este último conseguiu nos arrancar algumas risadinhas e nos deixar surpresos e animados!!! Ou seja, assistam por favor e venham me contar o que acharam desse filme sensacional!!!


12 comentários

  1. Olá!
    Acredita que não vi A Quinta Onda no cinema? :( Antes do lançamento eu cheguei a citá-lo em meu blog e de cara se tornou uma das adaptações literárias que eu mais gostaria de assistir, mas não assisti. Ainda não li o livro mas eu teria visto sem problemas. Acho que infelizmente já saiu de cartaz. O que me resta agora é assistir online ou esperar sair em DVD e alugar ou comprar huahua
    Ouvi muitos comentários positivos sobre o filme. Realmente deve ter superado todas as expectativas. Com certeza já é um sucesso *-*
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi. Não assiste o filme mais li o livro ( inclusive fiz resenha ). É uma história bem diferente neh?! Tenho um amigo que leu e disse que apesar de ter coisas diferentes do livro a adaptação ficou muito boa e não perdeu o foco no essencial.
    Estou doida para assistir e sua resenha me deixou com mais vontade ainda.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi. Não assiste o filme mais li o livro ( inclusive fiz resenha ). É uma história bem diferente neh?! Tenho um amigo que leu e disse que apesar de ter coisas diferentes do livro a adaptação ficou muito boa e não perdeu o foco no essencial.
    Estou doida para assistir e sua resenha me deixou com mais vontade ainda.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu estava bem empolgada em assistir a esse filme, mas acabei deixando passar. Acho que vou baixar e assistir em casa mesmo. Eu sabia que ia ser um grande filme, mesmo estando meio receosa com ele. Fiquei feliz ao ler algumas coisas dizendo que o filme foi fiel a mensagem do livro e isso é muito importante. A adaptação não precisa ter tudo do livro, mas mantendo a essência da história, é o que importa. To bem ansiosa pra assistir. :)

    ResponderExcluir
  5. Meus planos era ler o livro para assistir o filme, mas não deu certo. Agora confesso que fiquei desanimada em ver o filme porque já fui atropelada por muitos spoilers, porém você suavizou essa minha decepção falando sobre a sutileza que alguns temas são inseridos na trama: amor, saudade... Enfim, espero conferir em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    Eu ainda não li o livro e nem assisti o filme. Realmente, já li coisas ótimas sobre a trama, tanto a literária, quanto a cinematográfica. Se o filme manteve a essência do livro, já conta bastante. Espero em breve ver o filme, sua resenha me deixou ainda mais curiosa com ele.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  7. Oi Oi,

    eu vi esse filme esses dias e me decepcionei. Sei lá, achei o desenvolvimento e os personagens muito clichês...

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Estrela da Manhã, novo livro do André Vianco
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente perdi a oportunidade de assitir ao filme. Agora é esperar sair na netflix. Tristeza me define! Quanto ao livro ainda não tive oportunidade n grana para comprar. Vontade não me falta, afinal é um livro muito bem conceituado. Um grande abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  9. Eu também vi o trailler pela primeira vez em Star Wars, mas dps disso acabei vendo mais umas 4 vezes! hahahaha
    Toda vez que ia no cinema passava ele! Eu não quis ver ainda porque pretendo ler o livro e nunca gosto de assistir ao filme antes de ler o livro (com a obvia exceção de quando eu vejo o filme sem saber que existe um livro, aí já era! hehehe).
    Mas fico feliz dele não ter decepcionado (como acontece com frequência com adaptações). <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu quero ler o livro antes de assistir o filme, por isso estou evitando saber muitas coisas sobre o filme.
    É o primeiro comentário totalmente positivo que leio sobre o filme, e por isso fiquei ainda mais interessada. Você já leu o livro? Se sim, as mudanças foram muitas?

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-95-o-guardiao.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, Agatha!
    Ainda não li o livro, mas pretendo fazê-lo em breve. Que bom saber que adorou tanto assim o filme, ele parece ser mesmo uma produção muito bacana! Mas como gosto de ler antes de assistir, farei isso e depois volta para dividir minha opinião com você!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Acredita que também so vi o trailer quando fui assistir Star Wars? Porém eu já sabia da existência do livro e filme antes. Estou doida para ver o filme mas ainda noa fui. Adoro ficção cientifica e coisas que envolva alienigenas kkk e uma boa distopia também. E vejo que esse filme se encaixa nessa categoria muito bem. Adorei ver a sua visão sobre o filme e a sua opinião.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.