Resenha – Star Wars e a Filosofia

29 abril 2016



Atenção: Você deve esquecer tudo o que aprendeu até agora. Abra sua mente para uma nova galáxia. E que a força esteja com você. “Star Wars e a Filosofia” é um livro escrito por algumas das mentes mais brilhantes da galáxia, explorando o lado mais profundo de Star Wars e de seu universo expandido. Há um novo olhar sobre temas familiares, como a natureza da Força — é preciso existir um lado negro? — e uma reflexão acerca da representação das mulheres. Examinamos a importância filosófica por trás do impacto de Star Wars no mundo real como um artefato importante da cultura pop, o legado de Joseph Campbell sobre o alicerce mítico da saga, e oferecemos uma estrutura para a compreensão de todo o universo de Star Wars. Com o livro que você tem em mãos, o círculo está agora completo, e aqueles que um dia já foram alunos podem iniciar o caminho para se tornarem mestres jedis.


Livro: Star Wars e a Filosofia
384 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Universo dos Livros || Onde Comprar








Há 39 anos Star Wars vem inspirando questionamentos. Os fãs da saga estão sempre buscando entender as emoções que são despertadas em meio a Jedi, Lordes Sith e rebeldes. E cada vez mais vem conquistando fãs cada vez mais jovens.

Os autores Kevin S. Decker e Jason T. Eberl nos apresentam uma visão filosófica nessa apreciação crítica da saga completa de Jorge Lucas. O livro busca responder alguns questionamentos mais comuns entre os fãs antigos e os mais novos da saga. A edição da Universo dos Livros é a mais atual e a mais completa. E se você é um fã da saga, assim como eu, irá mergulhar de uma vez por todas nesse universo fascinante.

O livro é dividido em partes, pois fala sobre todos os episódios da saga de Star Wars e incluindo um ponto filosófico para explicar determinada situação. Observamos análises profundas desde os personagens e suas motivações para lutar contra ou a favor da Força, por exemplo. Assim como passamos a entender os motivos que levaram Anakin ter escolhido seguir pelo lado negro da Força, se tornando Darth Vader. Assim como o código moral dos personagens, principalmente o dos Jedi.

É um livro para quem tem uma curiosidade filosófica em entender a saga completa. Se você não está acostumado a linguagens mais técnicas, pode estranhar e achar a leitura monótona e cansativa em alguns pontos do livro. Isso não aconteceu comigo, porque eu queria saber mais e mais sobre a saga pela qual me apaixonei aos oito anos. É um livro intenso que aborda muitos filósofos – dos quais nem na faculdade eu conheci – é um estudo aprofundado sobre Star Wars com detalhes impressionantes.

Os autores fizeram uma pesquisa incrível e em todos os capítulos sentimos e é quase palpável o amor deles pela saga de Jorge Lucas. Eles realmente oferecem uma estrutura completa para a compreensão de todo o universo Star Wars e a sua importância na Cultura Pop. Se você tem interesse em conversar sobre a saga, mas não a compreende assim tão bem esse livro pode ser usado como guia para a vida. E se você já é fã, você se apaixona ainda mais.

Foi um livro que precisei me dedicar um pouco mais, porque estou enferrujada com leituras mais críticas. Mas que foi totalmente prazerosa. Não me senti cansada com a leitura, mas me forçava a voltar para ler novamente alguns pontos para ver se a referência que estava sendo feita eu estava compreendendo como um todo. O livro requer um pouco de paciência, mas é fantástico esse estudo realizado pelos autores. Quando o livro acabou me senti pronta para um debate sobre Star Wars, com coisas que eu nunca tinha pensado discutir.

É um livro INCRÍVEL e a Editora Universo dos Livros fez um excelente trabalho com o selo Universo Geek. A edição do livro está apaixonante. Indico o livro para quem quer conhecer mais sobre  Star Wars e para todos os fãs. Recomendo demais! Os autores mostram uma paixão genuína pelo assunto e dá para sentir isso através de todas as páginas.

9 comentários

  1. Oi Roberta, eu comecei a gostar mais de Star Wars por causa dos livros que li da Editora Aleph. Não conhecia essa obra da Universo dos livros, mas já fiquei com muita curiosade para ler. Sua resenha, expressando o quanto o livro está incrivel, só me deixou ainda mais motivada para adquirir a obra.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta,
    Sou iniciante nesse mundo de Star Wars, comecei a assistir os filmes no início desse ano, ainda não vi todos. Tenho interesse em ler os livros também, você já leu os outros? Gostou? Eu não faço ideia por onde começar, mas como você mencionou na sua resenha acho que esse pode ser um bom livro para começar, já que vai servir como uma especie de guia.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada dessa saga, nem seqier assisti aos filmes, acredita? Ou seja sou completamente meiga no assunto. Apesar disso confesso que tenho muita vontade de entender de onde vem essa paixão atemporal, vejo vários jovens e adultos completamente interessados nesse universo e fico me sentindo um alien por nem sabet direito do que se trata. Gostei da resenha, mas creio que esse livro não é o ideal para mim que ainda estou engatinhando na saga. Quem sabe depois de ler os livros comuns eu esteja preparada pra esse mais crítico, né?

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta,
    Com certeza a pesquisa feita para dar base a esse livro foi bem intensa. Não consigo me imaginar lendo uma ideia um pouco mais filosófica se Star Wars, porque não me imagino lendo nada desse tema. Entretanto, é uma leitura que fãs, com toda a certeza, amarão e trará uma perspectiva nova.
    Anotei essa dica, pois acho que meu irmão vai gostar e não se sentirá cansado, assim como você.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá, Roberta, tudo bem?
    Sua resenha ficou ótima! Fiquei bem interessada no livro, para me inteirar mais sobre o universo Star Wars! Bom saber que não é uma leitura cansativa, apesar de ressaltar que requer um pouco mais de atenção. Vou anotar aqui para pesquisar mais futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta, eu nunca fui fã de star Wars e pelo que li na sua resenha o livro é para quem se interessa pela série ou para quem queira conhecer um pouco mais, eu não me encaixo em nenhum dos dois grupos. Mas mesmo assim, percebo que é uma obra magnífica para os fãs e deve ter um conteúdo excelente.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem contigo?
    Devo admitir que nunca li nada sobre o mundo de Star Wars rsrs, só vi um filme e não curti muito não. Mas a questão abordada nesse livro me deixou até um pouco intrigado e até um pouco curioso para a ver o mundo dé Star Wars por outros olhos rsrs. Espero ter a chance de ler o livor o mais breve possível. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi Roberta, até o inicio deste ano, nada na saga me interessava. Apesar do meu filho de 9 anos ser apaixonado pela serie e já ter assistido todos os filmes várias vezes, eu não conseguia entender o que de fato era tão interessante neles. Até ler uma história paralela - Estrelas Perdidas da Claudia Gray - e a minha vida mudou. hshshshsh
    Ainda não conhecia este livro aqui e já o adicionei na lista de desejos porque tenho certeza que irei curtir.
    Fiquei mega curiosa com a pesquisa que os autores fizeram sobre os capítulos.
    Valeu demais pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberta!
    Acredita que agora que estou começando a me interessar por Star Wars, antes eu não tinha muito curiosidade, mas eu to querendo saber mais pelo burburinho... ler o livro e ver o que me espera, se vou gostar ou não... esses livros críticos as vezes eu passo, pois não concordo muito com certos pontos mas é sempre válida. espero poder um dia ter oportunidade de conferir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.