Resenha - O Menino de Vestido

22 setembro 2015


O Menino de Vestido



O Menino de Vestido - A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.


Livro: O Menino de Vestido
192 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || OndeComprar









Dennis tem doze anos e sua vida é um tédio.

Em casa, as coisas são complicadas. O pai não tem nenhuma intenção de se aproximar do filho, e o irmão, John, é dois anos mais velho que Dennis, além de mais forte; o que frustra o menino. Da sua mãe só lhe resta o que tem na memória, já que seu pai proíbe qualquer menção à mulher que o abandonou.

A diversão só existe quando o menino está jogando futebol; ou quando, escondido, lê suas revistas de moda e fica namorando os vestidos... Mas ninguém pode saber disso! As pessoas não entenderiam.

Como um garoto poderia gostar de coisas assim?

Então, é em uma detenção na escola que ele conhece Lisa, a menina mais bonita que ele já viu. E ela também gosta de moda!

Na casa de Lisa ele depara com roupas maravilhosas feitas por ela.
Tudo aquilo é incrível! Tão diferente do quarto sem graça dele...

Quando a menina tem a ideia de levá-lo à escola com um vestido e maquiado, como se fosse uma aluna de intercâmbio em visita, Dennis parte em uma aventura repleta de brilhos e paetês, mas também cheia de obstáculos e confusões.

“Seus pensamentos eram cheios de cor e poesia, apesar de sua vida ser muito chata. (…) Sua vida era tão comum que algo extraordinário simplesmente tinha que acontecer.”


Narrado em terceira pessoa, O Menino de Vestido tem uma linguagem fácil para todos os públicos. Escrito de forma a se parecer uma conversa em narrador/leitor, é impossível sair indiferente dessa narrativa. Tratando de um assunto tabu, mas de forma engraçada e irreverente, esse livro tem a capacidade de de nos entreter e nos ensinar ao mesmo tempo; nos fazer rir aos montes e também pensar bastante.

Acompanhamos nesta leitura um garoto que adora ler revistas de moda, mas também é apaixonado por futebol; e a trajetória dele quando resolve se vestir como menina... Por ninguém o reconhecer, isso para ele é libertador. Mas e se as pessoas descobrirem? O que dirão? Qual será sua reação?

E isso é o mais legal do livro. Descobrir como os personagens lidarão com o fato de o Dennis se vestir como garota. E as reações são diversas, algumas até surpreendentes, inesperadas.

O Menino de Vestido é um livro infantil que deveria ser lido por todos: criança ou adulto. Todos deveriam ter acesso a essa história e se encantar com o Dennis assim como me encantei. Além de dar boas risadas com as trapalhadas dele e com os diálogos super-realistas e cômicos.

David Walliams tem um modo único de escrever. Consegue tocar o leitor por mais simples que seja o enredo e faz isso muito bem.

O livro é recheado de ilustrações belíssimas, que enriquecem o livro e a imaginação do leitor. Uma edição realmente de encher os olhos, como podem ver nas fotos.



50 comentários

  1. Nossa parece ser muito legal, fiquei super curiosa! :O

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Já vi esse livro antes, mas nunca tinha lido nem a sinopse,mas agora lendo a resenha e sabendo do que se trata o livro, fiquei curiosa,não é livro comum,porque não vemos esse tema sendo discutido em muitos lugares, como você falou existe todo um tabu na questão e adoro ler livros assim,pois além de não ser um tema comum,você sempre acaba aprendendo alguma coisa.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível, Liv! Trata de assuntos delicados com "pulso firme", mas sem perder o bom humor, que é bastante presente na obra :D
      Espero que leia e goste bastante :)
      Beijos

      Excluir
  3. Esse livro parece ser muito fofo. Essas ilustrações são lindinhas.
    Anotado para ler
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Gostei das ilustrações.
    E a história prece ser bem divertida!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a indicação do livro, e parece uma ótima leitura para todas as idades, principalmente por causa do tema, que é um tanto taboo para as crianças nessa idade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! É uma leitura universal e muito bem vinda, principalmente para as crianças que estão naquela fase de perguntar, hehehe.
      Beijo

      Excluir
  6. como uma mãe pode abandonar um filho, achei bem legal o enrredo da historia, e estou curiosa pra saber como as coisas vão acontecendo na vida de dennis!

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Gostei muito de conhecer este livro, tem uma premissa ótima e acho que todos deveriam ler mesmo. Adoro livros com ilustrações, fiquei curiosa para ver mais deste.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro, Nessa, e as ilustrações desse estão fabulosas :D
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Gaby e Silvana!

    O livro pareceu bem caprichado com ilustrações e a sua resenha deixa o livro interessante para entrar na minha meta. Anotei a dica para ler.

    Bjão para as duas.

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kênia!! Tudo bem?
      Super caprichado, sim. E que bom que se interessou na leitura :D Espero que goste.
      Beijos!
      Gaby

      Excluir
  9. Oi linda. Tudo bem?
    Eu não consegui ficar interessada pelo livro, a premissa não me agradou.
    Mas parece que o autor trouxe um tema meio polemico para uma linguagem mais leve e divertida né.
    Eu amei sua resenha, muito bem escrita e completa.
    A diagramação está linda também.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do escritor e mesmo tendo ouvido falar dos livros eu não tinha despertado o interesse em lê-los, até agora, pensando seriamente em ler o livro parece fofo.

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Olá; acho que iria de gostar muito de ler esse livro, o protagonista já me cativou apenas pelo seu post, e eu adoraria ler e poder saber como a história vai terminar.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa um garoto que veste roupa de menina deve ser bastante engraçado.
    Leria porque fiquei curiosa para ver as reações dos outros personagnes
    Adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Caramba, pela capa e pela idade dos protagonistas você não espera que o livro vá envolver tanta coisa profunda em relacionamentos adultos. Muito interessante! Será que vai cativar o público infanto junveil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa é uma leitura para todas as idades e público, Amanda, não só para os pequenos e nem para um determinado gênero em especial. A mensagem que ele traz é universal e muito, muito bem vinda nos dias de hoje.
      Beijos!! :D

      Excluir
  14. Oii, eu vi esse livro na Bienal do ano passado se não me engano e nem li sinopse e nem nada, pela capa vi que não ia gostar e to vendo que perdi tempo não lendo esse livro, me interessei bastante!

    Abraços
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia leia leia! kkk
      Que bom que se interessou! E que mancada não ter comprado, hein?! hehe
      Beijos!

      Excluir
  15. Gaby, gostei muito do livro.
    Sou totalmente apaixonada por livros infantis ainda mais quando eles nos trazem ótimos aprendizados como esse que trata de um tema tão tabu.
    Vou anotar a dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro livros infantis, Déborah!! :D
      Anote sim, é um ótimo livro :)
      Beijos!

      Excluir
  16. Apesar de ser um tema um tanto polêmico parece ser narrado de uma forma bem leve e sutil, gostei da proposta do livro. As ilustrações devem fazer todo um diferencial também. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são ótimas e dão todo um gás a mais na leitura :D
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  17. Primeira vez que vi o livro, foi nos sorteios do skoob e mano logo de cara me chamou atenção. já li outras resenhas, mas nenhuma me conquistou e sua sua conseguiu me conquistar e ter uma visão geral do livro, pode se dizer que quero ler :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Achei sensacional um livro infanto-juvenil abordar esse assunto! Me lembrou muito do filme que está sendo produzido pela Universal, A Garota Dinamarquesa.
    Fiquei muito curiosa para ler e já vou anotar na lista! ;)
    Adorei a dica!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  19. Sério que é infantil e retrata esse tema? Meu Deus, que lindeza! Finalmente a leitura infantil está abrangendo assuntos de suma importância. Adorei o livro, a resenha, a premissa da história, tudo! Me lembrou um pouco o trailer do filme A Garota Dinamarquesa, o qual estou super curiosa para assistir. Agora também estou curiosa para ler O Menino de Vestido. Certamente é uma leitura válida para todas as idades!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro livros infantis, conheço os livros do autor, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles. :( A edição está linda, parece ser uma leitura maravilhosa.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oieee!
    Nossa, que livro mais lindo. Acho que eu amaria o livro e adoraria descobrir as reações que as pessoas tiveram e se o pai dele abriu mao7da regra contra os abraços.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu achei alguns pontos da história bem parecido com o filme que vai ser lançado, A garota Dinamarquesa, mas parece ser muito bom e eu leria de boa.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  23. Ola Gaby o tema abordado no livro me chamou atenção e saber como todos irão reagir ao saber do gosto do protagonista que ao mesmo tempo gosta de futebol, gosta de vestidos e moda. Assim como a capa as ilustrações chamam atenção, não conhecia o livro, mas já gostei pela polêmica em si . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    O Menino de Vestido parece um daqueles livros que abordam temas "delicados" de forma simples, e que muitas pessoas deveriam ler para aprender a lidar com a diversidade do ser humano. Acho que vou procura-lo para dar de presentes a algumas pessoas haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Gaby, sua linda, tudo bem
    Eu já vi a capa de alguns livros desse autor e todos eles parecem ser engraçados, irreverentes. Me surpreendi por um tema desse ser tratado em um livro para um público tão jovem, gostei disso, E acho que a mensagem dele, cabe em qualquer situação em que os outros tenham preconceito, e não apenas em um menino que gosta de vestidos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Gaby, tudo bem?
    Conheci esse livro quando fui a turnê intrínseca, mas na época não me senti tentada a ler. Agora que li sua resenha senti curiosidade com a história, fiquei imaginando o que irá acontecer quando descobrirem que ele está vestido de mulher, algo que acredito ser bem mais delicado do que parece.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Esse livro parece ser uma graça! Tenho vontade de ler as obras do autor, e após ler sua resenha, acho que vou começar por esse livro =)
    Lindinhas as ilustrações!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Que lindo, Gaby. Quero esse livro pra mim, pros meus futuros filhos e sobrinhos, pro mundo! Vou ver se acho ele pra comprar.

    ResponderExcluir
  29. Gaby-flor,
    Desconhecia a proposta da obra e gostei muito. Fiquei na dúvida, no entanto, se o autor quis abordar um pouco a identidade de gênero ou se o contexto ficou centrado apenas em um garoto que tinha um gosto peculiar – gostava de vestidos assim como de futebol. Quando ele passa a se vestir como uma garota, por exemplo, ele se sente mais "ele mesmo"? Realmente, fiquei curiosa.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Gaby!

    Que livro mais fofo! Deve ser um livro infantil que ensina muuito a garotada e bem divertido!
    Mas fiquei na dúvida se as crianças iriam interpretar bem o gosto diferente do personagem.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei a premissa. Já tenho uma lista de pessoas que precisam ler esse livro.

    ResponderExcluir
  32. Oi Gaby, tudo bem?
    Achei o título do livro bem engraçado, e agora que sei mais sobre o que se trata a história, fiquei bem curiosa para conferir. A edição parece ser linda, fazendo com que a leitura seja mais prazerosa ainda.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  33. Já sendo um livro infantil, já ajuda na minha curiosidade e com certeza fiquei curiosa em ler!!

    Obrigada pela sua resenha!!

    Beijos

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Gosto muito de ler livros leves assim. Uma capa muito bonita.
    Espero poder lê-lo um dia.
    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  35. Oi,
    Sou fã de livros leves e que tem personagens cativantes como esse menino..
    Ainda não tinha visto o livro pelos blogs e adorei a capa também.
    Com toda certeza foi para minha listinha de desejado :)
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.