Resenha - Encruzilhada

30 novembro 2016

A vida de Addison Coleman é um grande “e se…?”, graças à sua habilidade especial: Investigar Destinos. Addie é capaz de prever duas possibilidades de seu futuro toda vez que precisa tomar uma decisão. Quando os pais dela anunciam o divórcio, a garota deve escolher se vai morar com o pai entre os Normais ou se prefere ficar com a mãe no Complexo Paranormal. Para ter certeza do que a espera, Addie resolve Investigar. Em uma alternativa, ela conhece Trevor, um Normal sensível com quem logo sente uma conexão. Na outra, se envolve com Duke, o garoto mais popular da escola Paranormal. E agora, em qual futuro Addison estará disposta a viver?

Título: Encruzilhada [Encruzilhada #1]
304 páginas || Skoob || Cortesia: Companhia de Letras || Onde Comprar









Addison é uma jovem que está no segundo ano da escola, e que adora passar seu tempo lendo, conversando com sua melhor amiga Layla, entre outras coisas. Ela poderia ser comparada com qualquer garota da sua idade, senão fosse o fato dela morar num complexo destinado para pessoas com habilidades paranormais. Lá exitem diversas pessoas que podem manipular matéria, controlar seus humores, detectar mentiras, ser extremamente persuasivos, apagar memórias, e tem a habilidade de Addison, investigação de futuros.

"- Addie, depois de tentarmos por vários anos resolver nossas diferenças, seu pai e eu decidimos nos separar. Senti como se centenas de bolas de futebol americano atingissem minha testa. O local voltou a latejar, e passei a mão na marca vermelha. Tentei processar o que ela havia dito, mas não fazia sentido. Meus pais se davam bem. Por que um deles iria embora?
- Você não está dizendo que vão se divorciar, está?" Página 14

Apesar de ser raro, Addison consegue ver seu futuro quando está diante de decisões, ou seja, ela consegue ver os dois caminhos que seu futuro pode ter, e assim, escolher qual lhe agradará, e é exatamente isso que ela faz quando seus pais anunciam o divórcio. Sabendo das habilidades da filha, seus pais deixam Addison investigar qual caminho escolher, ficar no complexo juntamente com sua mãe, ou, morar no mundo normal com seu pai.

"- Addie, você precisa Investigar. Eu ajudo. - Ela pegou o caderno e o colocou sobre a cama.
- Quanto tempo? [...]
Dei de ombros.
- Um mês, talvez. Seis semanas?
- Quanto tempo demoraria?
- Cinco minutos, sei lá." Página 21

Addison investiga seis semanas de cada caminho. Escolhendo sua mãe, ela começa a namorar com Duke, quarterback do time de "parafutebol" americano, e também passa a ser mais rebelde. No outro caminho ela se depara com Trevor, um garoto da sua escola normal no qual fica perdidamente apaixonada. O que ela não contava era que em diversos momentos esses dois caminhos se cruzariam deixando-a ainda mais confusa sobre qual decisão tomar.


[ - Minhas Impressões - ]

Fazia um bom tempo que estava doida para ler Encruzilhada, e quando tive a oportunidade, não pensei duas vezes e o devorei. Confesso que em nenhum momento me decepcionei com a estória, e até mesmo, se tornou uma das melhores leituras do ano.


O livro é narrado em primeira pessoa sobre o ponto de vista de Addison, com capítulos alternados entre as duas opções de seus destino. Ela é a tipica garota que está entre a adolescência e vida adulta, cheia de conflitos internos e decisões a serem tomadas. Nos dois caminhos ela é basicamente a mesma pessoa, com humor afiado e sarcástico, mas também, companheira quando necessário. Toda a construção dela foi muito bem trabalhada e pude sentir seus medos. Já é bem difícil encarar um divorcio, pior ainda quando você tem o poder de ver qual destino será o melhor para si, de qualquer jeito, um de seus pais sairiam magoados.

Como personagens secundários destaco Layla, melhor amiga de Addison, ela tem a habilidade de apagar lembranças, e também, de se meter em confusões. A interação das duas é bem legal pois uma serve de contrapeso a outra, Layla é impulsiva e Addison mais calma e na dela, e assim, Layla faz com que Addison viva cada momento, e Addison por sua vez, desacelera a amiga quando necessário. Em ambos os caminhos a protagonista acaba por fazer novos amigos, no destino de Duke, ela passa a conhecer melhor seus amigos, e no destino de Trevor, ela passa a fazer parte de sua turma.

E por falar nesses dois. Duke me conquistou com seu jeito descontraído e de bem com tudo. Como um cara popular, também é seguro de si e de suas ações, mas o que não gostei é que por conta dele Addison começou a fazer coisas que ela normalmente não faria. Confesso que isso me incomodou horrores, mas tudo fez sentido no final. E foi quando comecei a me incomodar com essas ações que me apaixonei por Trevor. Ele é bem calmo e na dele, e, também foi a primeira pessoa que Addison conheceu no mundo normal. Com seu jeito despretensioso, ele foi ganhando espaço em seu coração.

Vemos romance em ambos os lados, e é bem difícil saber qual caminho ela irá escolher, eu comecei torcendo por um, mas ao final, terminei torcendo para outro, e tudo isso se deve ao fato da autora saber exatamente como envolver o leitor. Já tinha lido outro livro dela, Namorado de Aluguel, mas não gostei tanto, mas aqui em Encruzilhada, ela mostrou que realmente é boa no que faz. A estória é muito bem estruturada, sem pontas soltas e ainda conta com um desfecho perfeito para o segundo livro.

A edição física também está maravilhosa. A capa é emborrachada e trás a protagonista duplicada mostrando que ela tem escolhas a fazer. Internamente contém folhas amareladas e em cada começo de capítulo trás o título como se fosse palavras de um dicionário paranormal com suas definições. Também não encontrei erros ortográficos, o que o torna ainda mais perfeito.

No geral, o livro é sensacional e tem o poder de fazer o leitor se envolver com a trama e os personagens. Li em pouco tempo, e quando chegou ao fim, fiquei maluca pois queria a continuação para ontem. Recomendo para todos que amem um livro muito bem construído e que tenha uma pegada mais juveni, tenho certeza que a estória irá surpreender.

25 comentários

  1. Olá
    Adorei poder conferir sua resenha a respeito desse livro. Por falar nisso, sou suspeita em falar sobre ele, porque acho Encruzilhada simplesmente sensacional e não vejo a hora de poder ler o outro. Eu também comecei torcendo por um, mas logo já mudei de opinião. Impossível não se envolver com os personagens e suas ações. Dá muita ansiedade para saber o que vai acontecer.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Alguém falou em livro com pegada Juvenil? O_o kkkkm eu sou muito fácil adoções livros assim. Eu já sabia da existência dessa Duologia e amo a capa,e depois de ver a sua explicação para a mesma fez eu refletir mesmo kk. O trama parece ser bem envolvente e prende o leitor. Enfim,epseor ter a chance de ler logo logo, até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefani, muito legal poder ver suas considerações sobre esse livro. Li ele já a um tempinho e gostei muito na época que li. Achei os personagens bem construídos e o enredo sensacional, embora também tenha ficado incomodada quando ela começou a fazer coisas que geralmente não faria, mas tudo é explicado no fim. Bela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro mais em função da autora, do que pela obra em si, então, não sabia muita coisa do que se tratava. Confesso que triângulo amoroso não é muito meu forte, mas fiquei curiosa com o fato de você ter torcido para os dois, em diferentes partes da narrativa.
    Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já vi várias resenhas falando super bem sobre, além dessa capa ser muito bonita. Fiquei muito interessada com a premissa do livro, mesmo sendo algo mais juvenil aparenta ser um livro super envolvente. Os personagens parecem ser opostos que se complementam, deixando o livro ainda melhor. Estou ansiosa para continuar essa história!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar nesse livro, mas essa capa maravilhosa e sua resenha me deixou bem curiosa pra conferir!
    Fiquei feliz em saber que você não decepcionou com o livro e ainda ficou querendo a continuação.
    Espero poder conferir ele em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É tão bom quando ficamos satisfeita ao terminar um livro né? O chato mesmo é ter que esperar a continuação. Por isso estou aprendendo só começo um livro ém série se já tenho os seguintes. rs
    Gostaria muito de ler e conhecer esses dos Layla e Duke. Faz tempo que não leio um romance romântico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiee Stefani ^^
    Eu sempre fui doida para ler esse livro, mas era mais pela capa do que qualquer outra coisa...hehe' agora estou doida pela história mesmo *-* não gosto de triângulos, quadrados e etc, amorosos, porque sempre fico me sentindo uma barata tonta apaixonada por todos os personagens do triângulo...haha', mas, em relação a este livro, acho que vou querer arriscar *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  9. Oi stéfani que interessante o fato do livro ser narrado através dos dois destinos distintos da personagem. Gosto de triângulos amorosos quando são bem desenvolvidos, e este parece ser o caso. Fico imaginando se diante de dois destinos diferentes eu teria um preferido. Ou se ela escolheu seu destino por conta disso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia aquele livro mas ainda bem que gostaste!! :) A principio pensei que não leria, mas depois da tua resenha fiquei curioso!! :) ahah

    Que bom que o livro esta bem construído e que tem uma pegada juvenil e romance.. Para alem de surpreender! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre vi esse livro nas livrarias mas nunca me chamou a atenção. Lendo a resenha agora até que me despertou interesse, mas ainda não é algo que quero ler agora. Livro juvenil sobrenatural já li tantos que busco algo diferente.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii Stefani, tudo bom? A premissa desse livro me chama super a atenção. Achei bem original e acho que iria adorar a leitura também! Deve ser confuso para a protagonista ficar diante de dois futuros possíveis e ter que se decidir entre eles. Quero MUITO ler!!! Ótima resenha :D

    beijos

    ResponderExcluir
  13. OLÁ
    Bom, não conhecia o livro, mas que premissa instigante. Juro que quando vi o nome poderia jurar que se tratava de um livro de terror.Amo livro que tenham personagem com poderes, acho legal e vivo me imaginando com super poder.Achei bancana o pode dela e com toda certeza eu queria ter esse poder, talvez assim eu não fizesse tanta burrada rsrs.Quero saber qual destino ela escolheu. Fiquei super curiosa com a obra. PRETENDO em breve ler .

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Realmente a edição física está linda, o enredo é encantador. Gosto de narração em primeira pessoa, principalmente se for alternado entre os personagens. É bem interessante que você começou torcendo por um personagem no romance, e até o final mudou de lado, vemos então uma carga emocional grande no enredo.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara já chamou muito minha atenção por causa da capa e da sinopse.
    lendo sua resenha percebo que necessito dessa leitura, ainda mais por você dizer que se tornou uma das melhores do ano, sinal de que é boa mesmo.
    Muito curiosa para saber qual caminho Addie vai seguir e como esses caminhos se cruzam!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Como assim ainda não conhecia esse livro? Adorei a premissa dele, é muito interessante imaginar uma pessoa que consegue ver os caminhos que poderá escolher, mas, ao mesmo tempo, acho que é algo angustiante que deve deixar o coração apertado, pois restam muitas dúvidas.
    Gostei das suas impressões e, claro, anotei a dica, pois acho que vou super curtir.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Ooi,
    Acho que não tem sensação melhor do que terminar um livro querendo mais! Não conhecia o livro mas ameei a capa e a premissa, com certeza vou anotar aqui e ficar de olho nas notícias sobre ele.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Bem, eu sou muito suspeita para falar sobre esse livro, pois já li os dois volumes e sou completamente apaixonada por essa duologia. É incrível como tudo é muito bem escrito e fundamentado nessa história, a autora soube trabalhar muito bem. Todos os personagens são incríveis e cativantes, mas o Trevor é meu amor nesse livro. É realmente uma trama cheia de ação e muita emoção e digo pra você que a autora se supera no segundo volume. Espere e verás. Adorei sua resenha.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem interessada. A capa é maravilhosa e a proposta dele muito me agrada. Adoro histórias assim, que mostram mais do que apenas uma realidade. Sempre fico pensando nessa possibilidade e se existem outras realidades e outros universos. Acho que seria legal descobrir, mas ao mesmo tempo seria difícil saber em qual mundo viver ;)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Stefani, achei bem legal esses poderes e acho que ter uma decisão de escolha nas mãos e olhar o futuro é como ele seria em cada uma das escolhas deve meter a gente em muita teapwkfada mesmo.
    Fiquei curiosa com o enredo e não lembro de já ter visto esse livro antes. Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Duas coisas que amei nesse livro: A capa e o título. Mas confesso que a história não me segurou. Eu gosto muito de histórias que tem essa coisa toda de super poderes, mas o enredo em si não me agradou bem.

    Beijos.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  22. oie, stef, que bom saber que o livro se tornou um dos favoritos do ano, é ótimo quando temos tantas expectativas e elas são supridas né. não sei se me agradaria isso de ver duas versões da pessoa com os caminhos a serem seguidos, mas talvez eu possa dar uma chance e vir a gostar. Também achei ótimo o fato de a autora ter conseguido envolver o leitor nos dois destinos e fazer com que a torcida ora fique para um lado e ora para o outro.

    ResponderExcluir
  23. Sou muito criteriosa com fantasias, não são todas que eu leria mas essa com certeza me chamou atenção,ela traz algo diferente, que eu nunca tinha visto antes em livros, fiquei até pensando aqui no que faria se tivesse os poderes da personagem, como sou uma pessoa extremamente indecisa ter esse poder ia ser horrivel kkk

    ResponderExcluir
  24. Oi, Stefani!
    Eu já fui viciada em histórias sobrenaturais, mas acabei deixando esse tipo de leitura um pouco de lado. Vi vários elogios e comentários positivos que me deixaram curiosa, então já incluí o livro nas minhas próximas compras. Em breve vou ler!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas ouço muita gente falando muito bem. Eu gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.